quinta-feira, 3 de setembro de 2009

COMO O COMPUTADOR CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO DA:

ESCOLA
Sabe-se que a escola faz parte do mundo, e para cumprir sua função de contribuir para a formação dos indivíduos ela com os computadores não pode ficar a reboque, já que ela é a locomotiva do processo educativo.
A escola com o uso do computador é instrumento para que nossos educandos compreendam o seu lugar no mundo e intervir nele.
A intervenção do computador na escola é uma forma inteligente de conscientizar e provocar mudanças no paradigma pedagógico.


APRENDIZAGEM
A atualidade vem demonstrando que o computador vem sendo utilizado como catalisador de mudança no modelo educacional vigente, reforçando um paradigma que promove a aprendizagem, que colocam o controle do processo de construção do conhecimento pelo aluno, como produto de seu próprio engajamento intelectual e não uma simples transferência de conteúdo.
O computador sem dúvida transformou e continuará transformando a nossa vida ao possibilitar novas formas de pensar, trabalhar, viver e conviver com o mundo atual, o que muito modificará nossa prática, o modo de pensar aprendizagem e provocando mudanças nas instituições de ensino.


PRÁTICA PEDAGÓGICA
Vivemos um momento de intensa revolução tecnológica. Este desenvolvimento rápido dos mais diversos recursos tecnológicos nos faz repensar sempre nossa prática pedagógica.
Estas transformações (o computador) trouxe profundas mudanças. O desenvolvimento da rede mundial de computadores, o aumento de volume de informações disponíveis pelo mundo, a Internet, me fez tomar uma postura que visa aproveitamento de toda tecnologia disponível, sendo abundante ou não, de forma criativa, aprimorando minhas aulas e alcançando bons resultados em produtividade e qualidade.
O computador está mudando minha prática pedagógica através da maneira de conduzir pesquisas e construir conhecimentos; e a forma de planejar o desenvolvimento, implicando na utilização dessas novas “ferramentas”.


AUTO-AVALIAÇÂO
Meu comparecimento na capacitação foi de cem por cento. Acredito que assimilei bem todos os conteúdos trabalhados.
Levo para minha prática possibilidades de melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem; situar, contextualizar e identificar o atual momento tecnológico; introduzir e interagir com a rede global de informações e dominar os serviços ofertados.
Ficou definido para mim que, a combinação computador/professor para nossos dias é uma forma de viabilizar o sistema de ensino realmente adequado às necessidades, com flexibilidade suficiente para o atendimento a situações específicas, e ao aumento da efetividade do processo ensino-aprendizagem.

Um comentário:

  1. Oi Lisiana!!
    Suas atividades estão bem fundamentadas e tenho certeza que a cada dia na prática você conseguirá realizar nos formas na prática pedagógica diária.
    Um abraço,
    Pelágia

    ResponderExcluir