terça-feira, 5 de maio de 2009

História da Escrita

Atividade 3 – Síntese do texto.

A história da escrita

Desde os primórdios da civilização, a humanidade sente necessidade de registrar os acontecimentos do seu dia-a-dia.
Conhecemos a história de nossos antepassados através de registros deixados por estes, ora por representações pictográficas, ora por meio da escrita ideográfica.
A primeira forma de registro escrito do qual se tem conhecimento é a forma pictográfica, onde as representações eram simplificadas, retratando objetos da realidade através de inscrições nas cavernas; a representação ideográfica que utilizava imagens ou figuras para representar uma idéia – as formas mais conhecidas deste tipo de representação são os hieróglifos egípcios, as escritas sumérias, minóica e chinesa, da qual provém a escrita japonesa; os fenícios inventaram caracteres para representação do som consonantal – características encontradas hoje nas escritas árabe e hebraica; a escrita alfabética foi adaptada da escrita fenícia pelos gregos e posteriormente adaptadas pelos romanos, do qual constitui-se o alfabeto que temos hoje.
Além da forma como se escreve, a direção da escrita também é diversificada de acordo com cada cultura. Temos, então, culturas que escrevem na vertical – de cima para baixo, com direções alternadas, da direita para a esquerda.
A escrita é uma forma de preservar e transmitir a cultura de um povo. Assim a invenção da imprensa é um marco essencial na história das civilizações, pois dá acesso ao povo às informações do que acontece ao seu redor.
Com a escrita surgiram também os livros que podiam ser confeccionados de barro, madeira, metal, osso ou bambu, em lâminas ou placas separadas; ou ainda serem feitos em tecido, papiro, couro, entrecasca de árvores, na forma de dobras e rolos.
Os livros de bambus eram feitos a partir de tiras obtidas através da raspagem da parte interna do caule e postas para secar. As fichas eram furadas nas extremidades e unidas por fios de seda.
Já os livros confeccionados de papiros apareciam em forma de rolos e foi somente com a utilização dos pergaminhos – obtidos através do couro cru esticado – que desenvolveu-se a forma de livro como temos hoje. Por ser um material flexível, o pergaminho podia ser dobrado e costurado, escrito nos dois lados, lixado e lavado para ser reaproveitado, sem que as folhas se desgastassem.
Os primeiros manuscritos foram feios pelos escribas que passavam por um aprendizado básico em escolas e freqüentavam cursos superiores.
Os manuscritos produzidos eram guardados em bibliotecas nos mosteiros ou em outros estabelecimentos eclesiásticos, pois somente a Igreja e os reis tinham acesso.
Esse monopólio perdurou até o surgimento da imprensa, em 1450, na Alemanha, por Gutemberg. Graças ao processo de impressão, diversas pessoas em diferentes locais podiam ter acesso as mesmas informações. A invenção da imprensa proporcionou ainda, a popularização do livro e a democratização da educação.
Hoje, com a popularização da impressão as pessoas dispõe de uma variedade de títulos para se apropriar, comparar e criar seus próprios comentários através de suas reflexões.


Leitores e práticas de leitura

Apesar da invenção da imprensa permitir maior acesso às informações, isto não aconteceu de forma rápida e fácil. O acesso à escrita e leitura permaneceu restrito à poucas pessoas durante muito tempo.
Somente com o surgimento da sociedade burguesa a maior parte da população passou a ser alfabetizada e ter acesso aos livros e outros impressos. Nesta época, intelectuais reuniam-se para estudar e discutir obras literárias, dando acesso também aos não leitores de apropriar-se de algum conhecimento, pois estas reuniões não eram fechadas a um determinado grupo.
Hoje, a leitura é feita de forma individualizada, mas continua mantendo uma dimensão de ascensão social e melhores condições de vida.
Até algum tempo, o papel dos leitores era decifrar a mensagem que o autor queria transmitir, atualmente o leitor é também produtor de sentidos, pode e deve interagir com as idéias lidas, comparar, se apropriar e também criticar, propondo mudanças.
Dentre as práticas de leitura pode-se destacar a oral e a visual. A primeira é feita tanto por quem lê, quanto para quem ouve, pois ouvir também é uma forma de leitura. A leitura visual tem a vantagem de ser mais veloz , poder reler, buscar novas entonações para quando o texto for lido em voz alta, e favorece a reflexão sobre o texto lido.

Um comentário:

  1. Penso que superação deve fazer parte da vida de todos nós. Um abraço

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